A importância dos limites

kids_DR

Tu dizes sempre isso… mas depois eu faço!” – Quantas e quantas vezes já não ouvimos esta frase? Quantas vezes dissemos uma coisa e depois por cansaço, persistência ou birra dos nossos filhos acabámos por ceder?

As crianças precisam de regras para se sentirem seguras. Precisam de conhecer os seus limites, até mesmo para poderem ser autónomas e, isso também afeta a sua auto-estima.

Às vezes os agentes educativos têm alguma dificuldade em estabelecer regras, mas elas são importantíssimas para o desenvolvimento saudável das crianças. Para se tornarem adultos saudáveis, as crianças precisam aprender a lidar com contrariedades, com momentos de frustração e a conhecer os seus limites.

Estudos têm revelado que a maioria dos pais de crianças com elevada autoestima apresentam um estilo educativo parental designado de democrático. Estes pais combinam amor e aceitação com exigências elevadas relativamente as regras estabelecidas em conjunto.

Ao estabelecerem regras consistentes e claras, eles permitem às crianças saber qual o comportamento que se espera delas. Saber o que é esperado, ajuda as crianças a desenvolver um controlo interno e a um funcionamento dentro de um sistema de regras. Aprendem também a considerar as exigências do mundo exterior, estando mais preparadas para as mesmas.

A coerência, a clareza e a sistematização das regras e limites são fundamentais para a segurança das crianças que, a longo prazo, serão capazes de se auto-controlar e lidar com os seus sentimentos e os dos outros à sua volta.

In Piedade, A. & Oliveira, S. (2007). Sou como Sou e Gosto! Colecção Comportamento. Lisboa: Tarso Edições;

Atualizado em 7-Nov-2017 | Partilhar:
Destaques
Quem Somos
Quem Somos

A AFID Kids apoia socialmente as famílias na área da infância, residentes e/ou trabalhadores no Concelho da Amadora e zona ocidental de Lisboa (+)

Creche
Creche

A Creche é uma resposta social para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, integradas em salas de berçário.

Pré-Escolar
Pré-Escolar

O Pré-escolar é uma resposta social para crianças entre os 3 e os 5 anos, integradas numa sala heterogénea de pré-escolar.

Entre em Contacto
Entre em Contacto

AFID Kids
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidkids.pt

2024 ©

Rodapé PT

AFID KidsTermos Legais