Como ser crescido sem deixar de ser bebé

ger

Terminar a Creche e transitar para o Jardim de Infância é uma etapa que parece muito assustadora. Para quem? As crianças sentem naturalmente a ansiedade dos pais face ao desconhecido, à entrada de novos adultos e novas crianças na vida dos seus filhos.

Vamos desmistificar e pensar no seguinte: durante três anos os vossos filhos cresceram num espaço acolhedor, adaptado às suas necessidades, com adultos que estiveram presentes mas que também souberam esperar que fizessem as coisas por si, para que sentissem que eram capazes e competentes. O papel do adulto em creche é esse mesmo, favorecer o desenvolvimento das crianças, mas sem fazer por elas.

Se lhes dermos as ferramentas certas, elas serão capazes de tudo, se sentirem que os adultos são responsivos e seguros nas interações.

Para que isto aconteça é fundamental que a base dos relacionamentos venha da família. Até aos três anos a criança estabelece relações seguras com as figuras mais importantes, com as quais estabelece uma vinculação (pai e mãe). A creche dá uma ajuda mas a família é o grande porto de abrigo para estes pequenos grandes bebés, que saem daqui com vontade de descobrir e serem maiores. Não há nada que impeça isso de acontecer. Confiem no vosso trabalho.             

Texto da autoria da:  Equipa da Creche Geração

 

Atualizado em 7-Nov-2017 | Partilhar:
Destaques
Quem Somos
Quem Somos

A AFID Kids apoia socialmente as famílias na área da infância, residentes e/ou trabalhadores no Concelho da Amadora e zona ocidental de Lisboa (+)

Creche
Creche

A Creche é uma resposta social para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, integradas em salas de berçário.

Pré-Escolar
Pré-Escolar

O Pré-escolar é uma resposta social para crianças entre os 3 e os 5 anos, integradas numa sala heterogénea de pré-escolar.

Entre em Contacto
Entre em Contacto

AFID Kids
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidkids.pt

2020 ©

Rodapé PT

AFID KidsTermos Legais