O Luís Rosa gosta muito de desenhar e, todos os dias, quando vem para a nossa creche do CRZ, gosta de vir à nossa sala para nos cumprimentar. Como forma de nos mostrar o gosto que tem pelos seus desenhos, costuma oferecê-los a quem passa por ele, e por quem tem um carinho especial.
Certo dia, estava a arrumar o armário da sala e comecei a juntar todos os desenhos que o Luís nos ofereceu, já tínhamos dez desenhos que estavam guardados e sem utilidade no nosso armário.
A Margarida, tinha trazido nessa semana uma paleta de aguarelas e, na nossa sala, temos uma área inteiramente dedicada à expressão plástica, onde as crianças têm ao seu dispor, entre outros materiais, alguns livros para colorir de que gostam muito.
Surgiu então a ideia de juntar este interesse das crianças, às aguarelas da Margarida e aos desenhos por colorir do Luís.
Como somos 16, pedimos mais desenhos ao Luís para que cada um pudesse ter um desenho para colorir. O Luís, empolgado, acabou por nos dar mais do que pedimos e, cada criança pode escolher aquele que mais gostava. Depois de escolher o seu desenho foi deixá-los dar asas à imaginação e explorar as aguarelas.
Para darmos uma ênfase maior a esta dinâmica, decidimos dar nome às obras e expô-las na entrada da nossa creche para fazermos uma surpresa ao Luís, uma exposição intitulada “Dois artistas, uma obra”
Nos nossos passeios habituais, à 5ª feira, onde exploramos todo o espaço exterior da seda da Fundação AFID Diferença, passámos pelo Atelier de Pintura onde estava o Luís, que nos disse que estava a pintar uma tela para oferecer à nossa sala. Pensamos que seria interessante realizar um atelier de pintura, em conjunto com a turma do Luís, e propusemos o desafio ao Monitor do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) Nuno Lacerda, que aceitou de imediato.
Neste momento, o Luís, no seu Atelier de Pintura, está a fazer um desenho numa tela grande para que depois, em conjunto com as crianças, possam colorir e realizar um atelier de pintura em conjunto, juntando duas repostas socias da AFID, que se unem através da arte e do gosto pela pintura.
As crianças adoram ver as suas pinturas na entrada da creche e deixaram o seu parecer sobre esta experiência:
“Pintámos os desenhos do Luís, são bonitos”, Valentina;
“O Luís faz desenhos”, Maria Inês.
“O Luís é amigo”, Valentina;
“O Luís deu-me uma pintura”, David;
“Eu pintei uma menina”, Maria Inês;
“Eu pintei uma flor”, Sofia S.
“Eu pintei três flores”, Dinis.
“Eu gostei de pintar a flor e a menina”, Joana.
“Eu gostei de pintar o peixe”, David.
“Obrigado, Luís#, Valentina.
O Luís também nos disse que “gostei de todos os desenhos e da surpresa e, ainda por cima, tenho ali mais”.
Agora, os desenhos do Luís fazem parte da nossa área da expressão plástica, para quem quiser colorir, assim como a sua obra de arte na tela, que servirá de inspiração para muitas produções das crianças.
Texto da autoria de Marta Parracho, Educadora de Infância na Creche do CRZ
A AFID Kids apoia socialmente as famílias na área da infância, residentes e/ou trabalhadores no Concelho da Amadora e zona ocidental de Lisboa (+)
A Creche é uma resposta social para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, integradas em salas de berçário.
O Pré-escolar é uma resposta social para crianças entre os 3 e os 5 anos, integradas numa sala heterogénea de pré-escolar.
AFID Kids
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidkids.pt