Questões que surgem…

Copyright ©2017

À família

O meu filho está bem para ir à escola? Fico em casa? Vou ao médico? O que faço?

Estas podem ser algumas questões que os pais colocam, entre outras. A maioria das decisões são tomadas logo pela manhã porque a criança acordou doente, sem saber ao certo o que fazer, os pais tomam a decisão que lhes parece a mais acertada. Por vezes, pedem opinião aos médicos por telefone, aos técnicos na escola, antes de saberem identificar o que se trata. Outras vezes é a escola numa atitude preventiva que informa da existência de doenças contagiosas. A maioria das famílias tem um plano alternativo para quando a sua criança fica doente, incluem pessoas, que salvaguardam a situação. Mas nem todas as famílias possuem este suporte e torna-se um constrangimento a ausência no trabalho.  O estado de doença, o bom senso e o respeito cívico, determinam sempre a decisão de levar ou não o filho para a escola.

À Escola

Devo receber a criança ? Será contagioso?

Não possuindo certezas do estado de saúde das crianças, só com confirmações, declarações passadas pelos médicos, na escola também surgem questões. No entanto, a escola tem legitimidade para recusar uma criança doente, salvaguardando sempre o risco de contágio às outras crianças. Uma criança que apresenta febre, diarreia e vómitos, doenças de infância (varicela, escarlatina, etc.) não pode ir à escola, sendo o tempo de permanência em casa estabelecido pelo médico. À escola cabe informar, sempre que existam doenças de contágio e tomar as medidas de prevenção necessárias, de acordo com o plano de contingência. Também na escola deve imperar o bom senso e o respeito, salvaguardando sempre o bem-estar da criança.

Texto da autoria da: Equipa da Creche da Venteira

Atualizado em 22-Mai-2020 | Partilhar:
Destaques
Quem Somos
Quem Somos

A AFID Kids apoia socialmente as famílias na área da infância, residentes e/ou trabalhadores no Concelho da Amadora e zona ocidental de Lisboa (+)

Creche
Creche

A Creche é uma resposta social para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, integradas em salas de berçário.

Pré-Escolar
Pré-Escolar

O Pré-escolar é uma resposta social para crianças entre os 3 e os 5 anos, integradas numa sala heterogénea de pré-escolar.

Entre em Contacto
Entre em Contacto

AFID Kids
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidkids.pt

2020 ©

Rodapé PT

AFID KidsTermos Legais