Crescer com Valores na Creche

afidkids_090

Como tudo começou…
Durante muitos anos as mães eram as principais figuras na vida das crianças, assumiam toda a responsabilidade pelos cuidados
prestados. Com a emancipação da mulher no mercado de trabalho, o papel de pai e de mãe foi sofrendo transformações e houve
necessidade de entregar as crianças aos cuidados de outrem.

Surgiram, assim, as primeiras instituições, denominadas de creches. Inicialmente, as creches tinham como funções proporcionar à criança cuidados de saúde, alimentação e higiene. A evolução da creche provocou muitas alterações, a mais importante permitiu promover um adequado desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerado um recurso essencial para as famílias, tendo como principal função cuidar e educar a criança (Conselho Nacional de Educação, CNE 2008).

A creche e o desenvolvimento da criança

No cuidar e educar estão intrínsecos os valores. O dia-a-dia de uma criança na creche está naturalmente centrado em momentos práticos, que se prendem com os direitos prioritários: a alimentação, o descanso e o brincar. No entanto, todas as atividades diárias, até as rotineiras possuem conteúdos educacionais. Desta forma, os momentos vividos na creche são aprendizagens significativas, o acolhimento, o dar colo, o carinho, possuem um envolvimento tanto emocional, como verbal. O simples trocar a fralda, ajudar a comer, a calçar os sapatos, são gestos de comunicação entre o adulto e a criança, nos quais há uma troca profunda de sentimentos e conhecimentos.

Nesses momentos estimula-se a criança a ser autónoma, responsável. Todas as experiências vividas, são momentos de aprendizagens e não há um ensino, seja de um conhecimento ou de uma rotina, que não se traduza numa atenção afetuosa, alegre, disponível e promotora da progressiva autonomia da criança. Por outro lado, as oportunidades de relações oferecidas
na creche entre educadores e crianças e crianças entre si, sem laços familiares, diferem daquele que se
recebe em casa.

A creche entendida como instituição educativa, constitui-se como o primeiro local em que a criança vivencia situações de inclusão. É agindo e interagindo com os outros e com os objetos que a rodeiam, que a criança constrói o seu conhecimento, inclusivamente sobre si mesma, e que desenvolve as bases para estruturar a sua personalidade. Estas interações com o meio físico e social, resultantes da própria ação da criança sobre o meio, constituem experiências de carácter físico, cognitivo, social ou afetivo que contribuem, de forma integrada, para o seu desenvolvimento (Piaget, 1966).

As brincadeiras em grupo são a melhor experiência de socialização. A creche afid Kids procura proprcionar à criança um ambiente de segurança, confiança, explorando vivências, no qual resultará um ser afetuoso, responsável, colaborativo e
integrador. Todos juntos construímos a diferença, com um propósito de um mundo melhor.

Equipa da AFID Kids

Atualizado em 7-Nov-2017 | Partilhar:
Destaques
Quem Somos
Quem Somos

A AFID Kids apoia socialmente as famílias na área da infância, residentes e/ou trabalhadores no Concelho da Amadora e zona ocidental de Lisboa (+)

Creche
Creche

A Creche é uma resposta social para crianças entre os 4 meses e os 3 anos de idade, integradas em salas de berçário.

Pré-Escolar
Pré-Escolar

O Pré-escolar é uma resposta social para crianças entre os 3 e os 5 anos, integradas numa sala heterogénea de pré-escolar.

Entre em Contacto
Entre em Contacto

AFID Kids
Rua Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL
Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afidkids.pt

2024 ©

Rodapé PT

AFID KidsTermos Legais